Análise das decisões criativas de Hugo Rodas no processo de construção do espetáculo “Rei David”

  • Angélica Beatriz Souza e Silva
  • Marcus Mota

Resumo

Este artigo analisa o processo criativo de Hugo Rodas no espetáculo “Rei David”,
montado e apresentado em Brasília em 2012. O roteiro e as canções originais são
de Marcus Mota, e a direção e a encenação de Hugo Rodas. Para o
desenvolvimento do trabalho houve o contato com Hugo Rodas e acompanhamento
de todos os ensaios, com registros em anotações, fotografias e filmagens. Assim, a
análise proposta visa expor e discutir os mapas das principais decisões criativas de
Hugo Rodas neste processo, e observar como isso estabeleceu relações com o
ritmo de criação deste espetáculo.

Referências

CARVALHO, Eliezer Faleiros. Breve panorama histórico do teatro brasiliense In: VILLAR, Fernando Pinheiro e CARVALHO, Eliezer Faleiros de (Orgs.). Histórias do teatro brasiliense. Brasília: Artes Cênicas - IdA/UnB, Brasília, 2004.

DE CUNTO, Yara e MARTINELLI, Susi. A História que se dança 45 anos do movimento da dança em Brasília. Instituto Asas e Eixos, patrocínio Fundo de Arte e Cultura - FAC, Brasília, 2005.

MOTA, Marcus. Teatro, Música E Estranhamento: a dramaturgia e recepção de David. In: Simpósio da International Brecht Society, vol.1, 2013. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre- UFRGS, 2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis, Vozes, 1987.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2011.

____________. Dicionário de teatro. Traduzido sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Hugo Rodas. Brasília: Editora ARP Brasil, 2010.

RODAS, Hugo. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 13 de setembro de 2012.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Tradução e

apresentação, Yan Michalski. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SOUZA, Claudia Moreira de. O Garoto de Juan Lacaze, Invenções no teatro de Hugo Rodas. Dissertação de Mestrado, PPG- Artes/VIS/IdA, UnB, Brasília, 2007

Site do Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática. Disponível em: < http://ladiunb.com.br/index.html> Acesso em 28 julho 2013.