O estímulo à autoria e a criação a partir de saberes básicos

  • Elisa Belém

Resumo

O conceito pulsão de ficção (SPERBER, 2009), indica o caráter de superação e
de elaboração de emoções profundas presentes no ato de criar. Tais aspectos
mostram a importância do estímulo ao desenvolvimento da autoria. Esse
aspecto será verificado na arte brasileira tomando-se como exemplos obras da
dançarina Dudude Herrmann (BH, MG), Enrique Diaz (RJ, RJ) e Lygia Clark
(BH, MG). Os artistas indicados desenvolvem ou desenvolveram trabalhos que
apresentam aspectos que podem ser relacionados aos chamados saberes
básicos ou universais (SPERBER, 2009): “simbolização”, “efabulação” e
“imaginário”. Os universais, comuns a todos os indivíduos, uma vez
estimulados podem proporcionar obras e poéticas particulares. Os trabalhos
de Herrmann, Diaz e Clark mostram caminhos percorridos que podem
estimular novas criações.

Referências

DIAZ, Enrique et al. (Org.). Na companhia dos atores – ensaios sobre os 18

anos da cia dos atores. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.

HERRMANN, Maria de Lourdes et al. (Dudude) (Org.). Caderno de notações

– a poética do movimento no espaço de fora. Belo Horizonte: Ed. da Autora,

LYGIA CLARK. Fundació Antoni Tàpies de Barcelone: catálogo da exposição

Lygia Clark. Barcelona, 1998. 362p.

SPERBER, Suzi Frankl. Ficção e Razão – uma retomada das formas simples.

São Paulo: Fapesp/Hucitec, 2009.