Alcances políticos do corpo da cena: reflexões sobre o espetáculo Sin Sangre, do grupo chileno Teatro-Cinema

  • Héctor Briones

Resumo

Desdobramento da minha tese de doutorado – “A cena como saber da perda:
traços alegóricos e políticos no teatro latino-americano contemporâneo” – o presente
trabalho quer continuar a indagar na(s) força(s) crítica(s) da práticas teatrais latinoamericanas nas sociedades democráticas atuais. Ao serem pensadas a partir de sua
multiplicidade, de sua característica micro-poética – pode-se pensar com o
investigador teatral argentino Jorge Dubatti –, lançando mão da hibridização com
outras artes, da fragmentação, da intertextualidade, esta práticas cênico-teatrais
muitas vezes dão a perceber uma sensibilidade social à tona com uma visão instável
do mundo. É isto o que se quer pensar aqui com o espetáculo chileno Sin Sangre,
indagando como isto interfere na sua dinâmica cênica, sobretudo pela fusão que
esta obra teatral realiza com a linguagem cinematográfica, apontando para um
estado de perigo social, de perdas. Pode-se ler aqui uma tensa relação com o que
vem sendo pensado na atualidade como ‘estado de exceção’, do modo proposto
pelo filósofo italiano Giorgio Agambem ao refletir nas sociedades democraticamente
protegidas.

Referências

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