Pesquisas em dança contemporânea: dispositivos para mundividências

  • Sandra Meyer

Resumo

A pesquisa de alguns artistas brasileiros da dança contemporânea tem
proposto possibilidades de articulação de uma ética e uma poética compartilhada no ato de criação. A dimensão encarnada do ato cognitivo e a experiência do “viver junto” em práticas contemporâneas em dança despojam posições estanques associadas ao trabalho de pesquisa em arte, tais como os binômios sujeito – objeto e teoria – prática. Trata-se de implicar-se com o mundo na sua produção - um “saber com” que pressupõe uma política cognitiva.

Referências

ALBUQUERQUE, Jorge. Teoria do conhecimento e arte. Formas de conhecimento: Arte e Ciência, uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.

BARTHES, Roland. Como viver junto. Simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CORDEIRO, Volmir. Depoimento para o Programa Panorama 2012. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yhmHASsok2E. Acesso em: 13 jul. 2013.

DEWEY, John. Arte e experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GRUPO CENA 11 CIA DE DANÇA. Release do Espetáculo Carta de Amor ao Inimigo. Disponível em: http://www.cena11.com.br/blog/2012/06/pesquisa-condicionamentotecnico-

criacao-artistica-registro-17-2/. Acesso: 12 set. 2013.

LATOR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. IN: NUNES, João; ROQUE, Ricardo. Objectos Impuros: Experiências em Estudos. Porto: Edições Afrontamento, 2008.

LE BRETON, David. Do silêncio. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MAYEN, Gérard. Autour du sexe et du cerveau. Chronique d'un corps. Le Brésilien Volmir Cordeiro déchire une danse des multiples, de son seul corps, hors du commun. Publicado em 03/01/2013.

Disponível em: http://www.mouvement.net/critiques/critiques. Acesso em: 15 jul. 2013.

PELBART, Peter Pál. Como Viver – Só. Palestra com Vídeo do 4º Seminário: VIDA COLETIVA – Seminários Internacionais para a 27ª Bienal de São Paulo, realizada em 4 de agosto de 2006. Disponível

em: http://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2012/12/19/como-viver-so-palestra-com-peter-palpelbart-

video-do-4o-seminario-vida-coletiva-seminarios-internacionais-para-a-27a-bienal-de-sao-pauloabaixo-

a-transcricao-integral-da-p/. Acesso em: 13 set. 2013.

ROMAGNANI, Mariana. Relato sobre Carta de Amor ao Inimigo. Disponível em: http://www.cena11.com.br/blog/2012/06/pesquisa-condicionamento-tecnico-criacao-artistica-registro-17-

/. Acesso em: 12 set. 2013.

ROPA, Eugenia Cassini. O solo de dança no século XX: Entre proposta ideológica e estratégia de sobrevivência. IN: Revista Urdimento, Programa de Programa de Pós-Graduação em Teatro. Florianópolis: PPGT/UDESC, n. 12, 2009.

SCHNEIDER, Rebecca. Unbecoming solo. IN: ROUSIER, C. (Org.). La danse en solo: une figure singulière de la modernité. Pantin: Centre National de la danse, 2002.