O espaço aéreo como potência para a criação cênica

  • Claudia Regina Garcia Millás
  • Ana Cristina Colla

Resumo

Apresenta-se neste estudo resultados parciais da pesquisa de mestrado
acadêmico em andamento que tem como objetivo investigar e descrever as
possibilidades de utilização dos espaços vertical e aéreo na composição
cênica a partir de revisão bibliográfica, treinamento específico fundamentado
nas técnicas desenvolvidas pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas
Teatrais vinculado à UNICAMP - e estudo de caso da Cia Suspensa de Minas
Gerais. Investiga-se diferentes relações corporais, como a inversão do eixo, a
ação gravitacional, as alterações do foco visual e os diversos apoios do corpo
no espaço. Com base no desenvolvimento do estudo cênico previsto na
pesquisa, a partir da exploração do espaço aéreo com a utilização de uma
cadeira suspensa, discute-se: a necessidade de equipamentos e estruturas;
os riscos envolvidos na prática; o treinamento corporal específico; o espaço
como potência para a criação e como elemento textual da cena; e as
alterações físicas no intérprete.

Referências

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experiência. São Paulo: Revista brasileira de educação n. 019, 2001, p .20-

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