Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypis cum Figuris: uma breve comparação a partir do binômio precisão-espontaneidade

  • Lidia Olinto
  • Matteo Bonfitto

Resumo

Dentre os artistas que abordaram de modo mais aprofundado a complementaridade entre
precisão e espontaneidade no trabalho do ator, Grotowski foi um dos mais contundentes.
Para ele, a relação entre essas instâncias, muitas vezes vistas como opostas, era um
relacionamento paradoxal de crucial importância que intitulava “Conjuctio oppositorum”.
Entretanto, a intersecção entre essas duas dimensões complementares não pode ser
encarada como algo fixo e estável. Dentro da multiplicidade dos fenômenos cênicos, a
maneira como esses dois aspectos se configuram e se articulam pode variar
radicalmente, inclusive na trajetória de um mesmo artista ou grupo. Partindo dessa ideia,
serão analisadas e comparadas três peças dirigidas por Grotowski: Akropolis, O Príncipe
Constante e Apocalypis cum Figuris. Através de uma breve análise fenomenológica, será
possível demonstrar como esses três espetáculos produzidos pelo mesmo grupo e num
mesmo período (década de sessenta) apresentam diferenças no modo como precisão e
espontaneidade se configuram e se articulam no trabalho dos atores.

Referências

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