Teatro-laboratório no contexto do século XX

  • Andrea Paula J. Santos
  • Matteo Bonfitto

Resumo

Este artigo parte da hipótese de que o conceito de “laboratório” criou as bases
para alguns dos principais pensamentos e práticas nas Artes Cênicas a partir
do século XX, como por exemplo, a ideia de cultura de grupo; do trabalho do
ator sobre si; do novo papel do corpo; da importância do treinamento e do
teatro enquanto ética. Aborda a crise em que esses paradigmas se encontram
na cena contemporânea, que não necessariamente os renega, mas realiza
uma releitura deles. A fim de traçar um paralelo entre esses dois momentos,
este testo parte do trabalho de dois dos maiores nomes relacionados ao
conceito de teatro-laboratório, Stanislavski, na primeira metade do século XX, e
Grotowski, na segunda metade, utilizados aqui como referência.

Referências

QUILICI, Cassiano Sydow. Askhesis: elementos para uma genealogia da noção de treinamento. Anais do VII Congresso da ABRACE. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://portalabrace.org/memoria/viicongresso.htm

_______________________. O Treinamento do Ator/Performer: Repensando o “Trabalho sobre Si” a partir de Diálogos Interculturais. Revista Urdimento, no. 19, Novembro 2012.

SCHINO, Mirella. Alchemists of the Stage – Theatre Laboratories in Europe.

Holstebro, Malta, Wroclaw: Icarus, 2009.