Trajetórias, Narrativas e Densidade Poética na Dança: A Dançatar

  • Naranda Borges
  • Lúcia Fernandes Lobato

Resumo

O artigo apresenta uma proposta transdisciplinar de dança com base no
entrecruzamento de áreas afins, cujo objetivo é promover o acontecimento e
inaugurar-se do dançante. Pressupõe formas de proceder em dança que se
arriscam em direção a uma dialógica crítica sugerida por um processo contínuo
de instigação e provocação no qual cada pessoa, em especial a mulher, foco
desta pesquisa, assume como resposta as provocações e solicitações da
contemporaneidade, o desafio de ser quem é. Este pressuposto resultou na
Dançatar, uma estratégia em dança que através do movimento acessa os
afetos e o imaginário em busca da narrativa corporal para alcançar um
processo de singularização, que acontece pela percepção da pessoa de sua
própria dinâmica. Trata-se ainda de uma possibilidade de ressignificação da
dança enquanto arte, hábito, contexto social, paisagem urbana e exercício de
uma ética e uma estética na pólis, a partir de procedimentos em dança que
possam falar ao/do corpo e se construir arte onde quer que se apresente. Este
estudo integra uma pesquisa de doutoramento cuja motivação é o exercício da
dança como uma experimentação/viabilização do imaginário e daquilo que o
fundamenta. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental
realizada com um grupo de mulheres, cujas estratégias de aplicação e
verificação dos referenciais e indicadores da Dançatar, se destinam a avaliar a
propriedade de sua interação e intervenção como um sistema em dança.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações