O Silêncio na Dança

  • Waleska Lopes de Almeida Britto

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo investigar o urgir do silêncio no movimento. A
presentificação daquele se dá no exercitar do questionamento, cuidando dele para
que todo mover seja a interpretação como escuta e fala do silente no corpointérprete.
A metodologia consiste na busca de tornar presença – nomear – a
dinâmica silenciosa que torna todo movimento possível. A argumentação teórica é
baseada no olhar de Felipe Forain sobre o silêncio e também parte do pensamento
de Igor Fagundes acerca da referência entre ser e dança. Tanto Forain quanto
Fagundes dialogam com a obra filosófica de Martin Heidegger. Dessa maneira, a
potência do interpretar nasce da imediata ação disto que se faz presente, do que –
como presença – se põe.

Referências

CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.

FAGUNDES, Igor. “Linguagem”. Rio de Janeiro, Mimeo, 2013a.

FAGUNDES, Igor. “Interpretar”. Rio de Janeiro, Mimeo, 2013b.

FORAIN, Felipe. “Um Mergulho no Silêncio”. In: PESSANHA, Fabio Santana (org.). Poética e Diálogo: caminhos de pensamento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações