Dança Clássica: da origem à profissionalização
Resumo
Sobre a codificação e o registro do ordenamento próprio de uma aula de balé têm-se,atualmente, sete métodos legitimados tais como: a Escola Francesa, a Escola
Dinamarquesa ou o Método Bournonville, a Escola Italiana ou Método Cecchetti, a
Escola Inglesa ou Método Royal Academy of Dance (R.A.D.), a Escola Russa ou Método
Vaganova, a Escola Americana ou o Método Balanchine, a Escola Cubana ou o Método
Cubano. Devido à diversidade cultural respectiva a cada nação em que a arte do balé
foi desenvolvida, ela adquiriu diferentes abordagens e particularidades próprias a cada
Escola/método. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do processo de
legitimação das Escolas/Métodos de balé.
Referências
AGUIAR, Daniella de. Sobre treinamentos técnicos de dança como
coleções de artefatos cognitivos. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em
Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.
BENNETT, Toby; POESIO, Giannandrea. Mime in the Cecchetti ‘Method’.
Dance Research: The Journal of the Society for Dance Research. Escócia:
Edinburgh University Press, v. 18, n. 1, 2000. p. 31-43.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins
Fontes, 2001.
GIERSDORF, Jens Richard. Dance Studies in the International Academy:
Genealogy of a Disciplinary Formation. Dance Research Journal. Cambridge University Press, v. 41, n. 1, verão de 2009, pp. 23-44.
MITCHELL, June Campbell. A century of change in classical ballet
teaching: the role of the Royal Academy of dancing/dance in the training of teachers of classical ballet (1900-2000). 2001. 216p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Durham University.
OCAÑA, Elna Matamoros. Augusto Bournonville: historia y estilo. Madri:
Ediciones Akal. S. A., 2008.
PAWLICK, Catherine E. Vaganova Today: The preservation of pedagogical tradition. University Press of Florida, 1ª edição, 2011.
SIMÓN, Pedro. La escuela cubana de ballet. Cuba en el Ballet, 4(3), 49-58. Universidad Rey Juan Carlos, 1973. Disponível
em <http://hdl.handle.net/10115/6232 >. Acesso em 03 Jun. 2013.
WALLACE, Katrina. Ballet and Intellectual Property Law. 2005. 39p. Projeto apresentado ao Helen P. Denit Honors Program, Universidade de Baltimore, Baltimore.