Dança Clássica: da origem à profissionalização

  • Caroline Konzen Castro
  • Olga Valeska

Resumo

Sobre a codificação e o registro do ordenamento próprio de uma aula de balé têm-se,
atualmente, sete métodos legitimados tais como: a Escola Francesa, a Escola
Dinamarquesa ou o Método Bournonville, a Escola Italiana ou Método Cecchetti, a
Escola Inglesa ou Método Royal Academy of Dance (R.A.D.), a Escola Russa ou Método
Vaganova, a Escola Americana ou o Método Balanchine, a Escola Cubana ou o Método
Cubano. Devido à diversidade cultural respectiva a cada nação em que a arte do balé
foi desenvolvida, ela adquiriu diferentes abordagens e particularidades próprias a cada
Escola/método. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do processo de
legitimação das Escolas/Métodos de balé.

Referências

AGUIAR, Daniella de. Sobre treinamentos técnicos de dança como

coleções de artefatos cognitivos. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em

Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.

BENNETT, Toby; POESIO, Giannandrea. Mime in the Cecchetti ‘Method’.

Dance Research: The Journal of the Society for Dance Research. Escócia:

Edinburgh University Press, v. 18, n. 1, 2000. p. 31-43.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins

Fontes, 2001.

GIERSDORF, Jens Richard. Dance Studies in the International Academy:

Genealogy of a Disciplinary Formation. Dance Research Journal. Cambridge University Press, v. 41, n. 1, verão de 2009, pp. 23-44.

MITCHELL, June Campbell. A century of change in classical ballet

teaching: the role of the Royal Academy of dancing/dance in the training of teachers of classical ballet (1900-2000). 2001. 216p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Durham University.

OCAÑA, Elna Matamoros. Augusto Bournonville: historia y estilo. Madri:

Ediciones Akal. S. A., 2008.

PAWLICK, Catherine E. Vaganova Today: The preservation of pedagogical tradition. University Press of Florida, 1ª edição, 2011.

SIMÓN, Pedro. La escuela cubana de ballet. Cuba en el Ballet, 4(3), 49-58. Universidad Rey Juan Carlos, 1973. Disponível

em <http://hdl.handle.net/10115/6232 >. Acesso em 03 Jun. 2013.

WALLACE, Katrina. Ballet and Intellectual Property Law. 2005. 39p. Projeto apresentado ao Helen P. Denit Honors Program, Universidade de Baltimore, Baltimore.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações