A Dança nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Salvador
Resumo
Esta comunicação apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo discutir apresença da dança nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Salvador
partindo de recortes historiográficos sobre propostas do Ensino Médio e do ensino das
Artes e da Dança, presentes no sistema educacional brasileiro e da Bahia, mais
especificamente. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se configura como uma
pesquisa exploratória (GIL, 2008) e propõe a análise das atuais formas de inserção da
Dança no Ensino Médio. Os dados revelam que existem poucas iniciativas de dança
nas escolas de Ensino Médio da rede estadual em Salvador, e que estas são pequenos
focos de resistência para o ensino da Dança nesse nível de educação. Essas
proposições permanecem na invisibilidade do Sistema Educacional, que estimula a
hierarquização dos saberes (SANTOS, 2007), não favorece a sua inserção na matriz
curricular das escolas e nem o reconhecimento dessa linguagem artística como área de
conhecimento.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM. Ensino Médio: Linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2000.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008
MATOS, Lúcia. Breves notas sobre o ensino da dança no sistema educacional brasileiro. In: SANTOS, Rosirene; RODRIGUES, Edvânia. (Org.). O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências. Goiânia: SEDUC/GO, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
______. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução de Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007. Disponível em: < http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/sociologia_das_ausencias.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2012.