As múltiplas faces de Omolu: legados de um artista negro

  • Fernando Marques Camargo Ferraz
  • Marianna Monteiro

Resumo

O texto insere o trabalho de Augusto Omolu no contexto da dança negra
brasileira. Analisa sua atuação a partir de sua trajetória profissional,
entremeando depoimentos do artista, morto em junho de 2013, e anotações de
campo feitas pelo pesquisador entre 2011 e 2012. A carreira de Omolu ganha
evidência a partir do encontro com a Antropologia Teatral de Eugenio Barba,
momento em que propõe uma investigação sobre a dramaturgia do movimento,
explorando as peculiaridades dramáticas da dança dos orixás. Esse trabalho
reflete sobre a formação eclética do artista, seus esforços na estruturação de
uma escola de dança e metodologia própria no ensino da dança afro brasileira.

Referências

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34, 2012.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações