Arte da Cena Através da Função Artística Nos Concursos de Dança: XX Concurso Toute Forme e seu entrelaçamento formativo na sociedade da dança de Belo Horizonte

  • Tânia Mara Silva Meireles
  • Arnaldo Leite de Alvarenga

Resumo

Intenciona-se com o presente artigo tratar a função artística existente na arte em
cena da dança via recorte sobre os concursos de dança da Academia Toute Forme
de Belo Horizonte, ocasião em que completa seu vigésimo ano de trabalho no
presente ano de 2013, com a direção geral de Tércia Cançado. Tratam-se as
relações entre o que move um bailarino na contemporaneidade e o que o faz
participar de eventos competitivos como concurso de dança; a experiência estética
que transforma arte (Dewey); o treinamento interno e diário do bailarino, a luta pela
sua própria superação e seu momento de exposição externa ao público (Navas); a
visão crítica de alguns jurados mediante a observação sistemática no processo
artístico de boa parte dos jovens concorrentes que participam regularmente dos
concursos (Moreira, Lima, Meireles); depoimento oral de professores formadores da
arte da dança, mediante análise da realidade do dia a dia, ano após ano
participando do processo de formação técnico artística de seus alunos. Enfim,
ampliam-se os questionamentos a cerca do assunto: existe, ou não, uma função
artística nos concursos de dança?

Referências

BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. 2ªed.- São Paulo: Martins Fontes, 2001.

COMETTI, Jean-Pierre. Arte e experiência estética na tradição pragmática. Revista Poiésis, n. 12, p.163-178, 2008.

GIL, José. Movimento Total - O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D’Agua Editores, 2001.

IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MEIRELES, Tânia Mara Silva. Forma Incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênico. Dissertação de Mestrado. Escola de Belas Artes - UFMG, 2010.

NAVAS, Cássia. Do Intimo, do Particular e do Público: subsídios para a gestão em dança 1. in Políticas Culturais: reflexões sobre gestão, processos participativos e desenvolvimento, org. Lia Calabre, Observatório Itaú Cultural, Rio de Janeiro: Casa de Cultura Rui Barbosa/MINC, 2009.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações