Dança, corpo e presença

  • Karenine de Oliveira Porpino

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre corpo, dança e
presença tendo como foco a vivência do tai chi chuan em sua articulação com
as experiências artísticas e pedagógicas do artista da dança. Questiona-se:
Como a experiência da prática do tai chi chuan pode contribuir para a vivência
da dança e a discussão sobre corpo e presença nesse contexto? A
investigação tem abordagem fenomenológica e parte do mundo vivido do
pesquisador, bem como de alunos e professores em situações de aulas,
oficinas e laboratórios de criação em dança. A produção de dados da pesquisa
se dá a partir de registros escritos em diários, depoimentos gravados em áudio,
além de imagens fotográficas e videográficas. Entende-se o termo presença a
partir da prática do tai chi chuan, a qual permite um estado de prontidão, de
sensibilidade, em que o indivíduo está situado no aqui e agora, perceptível a si
mesmo e aos acontecimentos sem julgá-los. A partir das experiências relatadas
e interpretadas discute-se a referência do tai chi chuan no campo das práticas
do artista da dança, tendo como foco o tema da percepção na interlocução com
autores como Merleau-Ponty, Varela, Serres e Maturana. Dessa forma o
trabalho perspectiva ampliar possibilidades de vivência do artista e do ensino
da dança no que se refere às compreensões de corpo e da dança na formação
do professor artista.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações