Ensino de dança e teatro: corpo e construção de conhecimento

  • Juliano Sampaio
  • Lívia Mathias Simão

Resumo

Este artigo apresenta reflexões teórico-empíricas emergidas no contexto das
ações de ensino, pesquisa, extensão e criação artística, desenvolvidas na
Universidade Federal do Tocantins (out/2012 – jul/2013), junto ao Projeto:
“Corpo, Narrativa e Significação – diálogos entre a criação corpo/vocal e o
desenvolvimento humano”. Foram investigados processos de construção de
conhecimento no âmbito da criação artística, tomando o corpo como matéria
primordial das dinâmicas lúdico-estético-pedagógicas. O projeto resultou na
articulação entre as noções de imaginação, intuição, percepção e contato
desenvolvidas por nós a partir da abordagem filosófica de John Dewey a
respeito da experiência estética e da fenomenologia da percepção de
Merleau-Ponty, com fins da compreensão da construção de uma curva de
desenvolvimento do campo potencial de ação do sujeito-artista, nos termos de
Ernest Boesch, no contexto do ensino de dança e teatro. Como conclusão,
portanto, tem-se a hipótese de que imaginação, intuição, percepção e contato
fazem coabitar o que efetivamente são, o que poderiam ser e o que deveriam
ser, no âmbito da construção de conhecimento, as relações
eu/corpo-outro-mundo que o sujeito estabelece nas dinâmicas de criação
artística.

Referências

BOESCH, Ernest. Symbolic Action Theory and Cultural Psychology. Berlim –

Heidelberg – Nova York: Springer, 1991.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo:

Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva,

SIMÃO, Lívia Mathias. Ensaios Dialogicos: compartilhamento e diferença nas relações eu-outro. São Paulo: Hucitec, 2010.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações