Processos colaborativos de criação em dança no contexto educacional

  • Juliana Carvalho Franco Silveira

Resumo

O artigo investiga a prática colaborativa como metodologia de trabalho para o
desenvolvimento de processos criativos em dança, na formação de artistaspesquisadores.
Articula o conceito de prática como pesquisa, sugerido por Pakes
(2009), com o conceito de processos colaborativos como sistemas dinâmicos, onde
a cooperação e o trabalho em equipe são essenciais às descobertas e inovações,
como apresentado por McKechnie e Stevens (2009). Além da pesquisa teórica
realizada, o estudo baseia-se na prática colaborativa do Grupo Rascunho, que é
vinculado à Universidade Federal de Viçosa como projeto de extensão e pesquisa.
As conclusões indicam que o trabalho colaborativo potencializa a prática artística
dos estudantes, além de promover o questionamento e a reflexão sobre suas
escolhas, favorecendo, assim, a formação de artistas-pesquisadores. Todo esse
processo prático e reflexivo é considerado substancial para estudantes que estão
em formação e que estão se preparando para atuar profissionalmente na sociedade.

Referências

DAWKINGS, R. The selfish gene. London: Oxford Paperbacks, 1989.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MCKECHNIE, Shirley; STEVENS, Catherine. Visible thought: choreographic cognition in creating, perfoming, and watching contemporary dance. In: BUTTERWORTH, Jo; WILDSCHUT, Liesbeth (Ed.). Contemporary choreography: a critical reader. New York: Routledge, 2009.

PAKES, Anna. Knowing through dance-making: choreography, practical knowledge and practice-as-research. In: BUTTERWORTH, Jo; WILDSCHUT, Liesbeth (Ed.). Contemporary choreography: a critical reader. New York: Routledge, 2009.

PAKES, Anna. Art as action or art as object? the embodiment of knowledge in practice as research. England: Roehampton University of Surrey, 2004.

ROWELL, Bonnie. Dance analysis in a postmodern age: integrating theory and practice. In: BUTTERWORTH, Jo; WILDSCHUT, Liesbeth (Ed.). Contemporary choreography: a critical reader. New York: Routledge, 2009.

RYLE, Gilbert. The concept of mind. Harmondsworth: Penguin, 1963.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações