Abstract: “Trisha Brown: uma Dramaturgia Performativa na Dança Contemporânea”

  • Gisela Dória Sirimarco
  • Cássia Navas

Resumo

A partir dos anos sessenta, do século XX, os Estados Unidos da América
testemunharam a emergência de um dos mais significativos grupos de dança
Contemporânea do Ocidente, o Judson Dance Group. Figuras notórias da
contra-cultura norte-americana frequentaram esse coletivo, dentre eles a
coreógrafa e dançarina Trisha Brown. Nesse período, dançarinos
profissionais começaram a compartilhar a cena com não-dançarinos’, ruas,
parques e museus passaram a ser usados como espaços de apresentação, a
relação entre artista e público se torna mais complexa, assim como o uso do
corpo e do tempo. Esse foi o contexto em que a coreógrafa Trisha Brown
começou a desenvolver o seu trabalho. Feitas essas colocações sse artigo
pretende examinar a obra “Men Walking Down the Side of a Building”, obra
concebida em 1972. Dentre as implicações que emergem dessa proposta a
noção de uma dramaturgia performativa merece especial atenção. Até que
ponto a obra de Brown pode ser considerada como um exemplo dessa
dramaturgia? E ainda, como as tensões entre a “Cultura de Sentido”e a
“Cultura da presença” podem colaborar para iluminar as especificidades
dessa dramaturgia?

Referências

BANNES, Sally. Terpsichore in sneakers. Midlletown: Wesleyan University

Press, 1987.

BURT, Ramsey. Against Expectations: Trisha Brown and the Avant-

Garde. Dance Research Journal, v.37, n. 1, summer, 2005, p. 11-36.

FISCHER-LICHTE, Erica. The Transformative Power of Presence. New

York: Routledge, 2008.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. O que o sentido não

consegue transmitir. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.

SONTAG, Susan. Where the Streets Fall. New York: Farrar, Straus and

Giroux, 2001.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações