Nos entrelugares da dança e da infância... surge um artista

  • Marcia Strazzacappa
  • Reynaldo Otero da Silva

Resumo

O presente artigo apresenta o entrecruzamento de duas pesquisas em
andamento do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte),
“Mergulhando na essência: a imersão poético-acadêmica na formação do artista
docente” (PQ1 de Márcia Strazzacappa) e “Kinderstadt – Città dei Ragazzi” (Mestrado
de Reynaldo Otero) amparadas no projeto “Zero-Vinte” do professor emérito convidado
da NYU, Luis Porter. O texto evidencia uma metodologia coletiva de pesquisa de/em
arte. O ponto de intersecção destas investigações está na crença de que é na primeira
infância que ocorre o prenúncio de um artista, pois os acontecimentos vividos pelas
crianças nesta fase marcam-na de tal forma que acabam por delinear suas escolhas de
vida. “Mergulhando na essência” foi inspirado no Projeto institucional da Reitoria da
UNICAMP, Artista Residente, que se propõe a acolher na universidade por 6 meses um
artista para uma criação. Em 2012 a convidada foi a dançarina italiana Teresa Ranieri
que criou um espetáculo junto aos alunos do bacharelado. Reynaldo Otero, ítalobrasileiro, acompanhou os trabalhos e realizou entrevistas com Ranieri, tendo como
questão chave: “Como e quando você foi tocada pela primeira vez pela dança?”,
reportando-se à infância da artista. Sua pesquisa investiga se as atividades de dança
oferecidas na Città dei Ragazzi (evento bienal de Bolzano/Itália em que as crianças
brincam em uma cidade em miniatura) influenciaram as escolhas profissionais dos
jovens que por lá passaram.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. Uma vida para seus filhos: pais bons o bastante. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra, 1996.

HIUZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

LABAN, Rudolf. "Dança Educativa Moderna". São Paulo: Ícone, 1990

LAROSSA, J. Pedagogia Profana, Barcelona, 2009.

ROBINSON, Ken. “As escolas matam a criatividade?” conferência TED 2006

Monterey, disponível www.ted.com (consultado em 12 outubro 2013)

SIMSON, Olga (org) Educação não-formal: cenários de criação. 2008

UNICAMP. http://www.gr.unicamp.br/artistaresidente/artista_residente.php

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações