Fonseca.“Graça Bailarina de Jesus” e o nascimento do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Resumo
Esse texto fala do processo de criação do espetáculo “Graça Bailarina de Jesus ou Sete Linhas de Umbanda salvem o Brasil” desenvolvido em 1980 por Graziela Rodrigues e que marcou o nascimento do seu método. Ele faz parte do projeto ainda em andamento do doutorado em Artes da Cena intitulado: “A história das origens da criação do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e do seu desenvolvimento no primeiro percurso da sua criadora (1970-1987)”.Referências
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino – pesquisador - intérprete: processode formação, Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
---------------------------. O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
--------------------------& MULLER, R. P. “Dança dos Brasis: as mulheres assuriní do Xingu”. In: Arte aberta. São Paulo, 2006. pp.3-19.
TEIXEIRA, Paula C. O santo que dança: uma vivência corporal a partir do
eixo co-habitar com a fonte do método Bailarino-Pesquisador-intérprete
(BPI). 2007. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
REFERÊNCIA EM JORNAL:
Folha de São Paulo - São Paulo-SP, edição 12/01/1981.