Caminhos para dançar-se

  • Maria Tereza Furtado Travi
  • Silvia Balestreri Nunes

Resumo

Esta pesquisa é um desdobramento de um estudo iniciado em 2009, no qual a
autora investiga a relação do processo criativo de Pina Bausch com a psicanálise,
no que se refere ao acesso ao inconsciente através da associação livre. A partir da
aproximação dessas duas áreas, a autora tem como objetivo aprofundar essa
comparação, ampliando a análise bibliográfica, e investigar se o processo
coreográfico de Pina Bausch assemelha-se ao processo psicanalítico também
quanto às concepções de setting e transferência, e, a partir daí, propor a psicanálise
como um possível caminho na construção do dançar-se, tendo a subjetividade
clivada como fonte de criação de movimentos.

Referências

BENTIVOGLIO, Leonetta. O teatro de Pina Bausch. Traduçao: Maria José Casal-Ribeiro. Lisboa: Acarte / Fundação Calouste Gulbenkian,994.

BRITO, Giselle Rodrigues de. De água e sal: uma abordagem de processo criativo em dança. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Processos Composicionais para Cena) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes. Brasília, 2006. Disponível em: < http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_arquivos/49/TDE-2006-10-04T161533Z-

/Publico/Apresentacao.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2010.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Acaso e repetição em psicanálise: uma introdução à teoria das pulsões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

HILLMAN, James. Ficções que curam: psicoterapia e imaginação em Freud, Jung e Adler. Tradução de Gustavo Barcellos. São Paulo: Verus, 2010.

LIMA, Carla Andréa Silva. Dança-teatro: a falta que baila. A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas

Gerais, Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, 2008.

RIVERA, Tania. Arte e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Coleção Passo-a-passo; 13)

ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a psicanálise? Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

THONES, Ana Paula Bellochio; ROSA JUNIOR, Norton Cezar Dal Follo da. A travessia da criação do personagem: aproximações possíveis entre teatro e psicanálise. Revista Brasileira de Psicanálise, Passagens II: entre o moderno e o contemporâneo, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 200-211, 2012.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações