Desmontagem: memórias artísticas de uma autobiografia
Resumo
A proposta deste artigo está em trazer o atravessamento artístico das históriasde vida familiar e das escolhas pessoais, num processo de desmontagem de
uma experiência de vida apresentada na disciplina Pedagogia(s) do Teatro:
Práticas Contemporâneas, orientada pela professora Dra. Mara Leal, do
programa DINTER UFU/UNIRIO-2013. O texto traz o conceito atual de
desmontagem e como elas vêm sendo apresentadas, as observações e
socializações oriundas deste trabalho e a narrativa da desmontagem:
memórias artísticas de uma autobiografia, além da reflexão final sobre todo o
processo.
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.
Revista Brasileira de Educação. Trad. de João Wanderley Geraldi, n. 19,
jan/fev/mar/abr de 2002.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Desejo de realidade. Experiência e alteridade na
investigação educativa. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 185 - 194. Convenção nº 159/83 da OIT e a Convenção da Guatemala, que foi promulgada pelo Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001.
DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: procesos
de investigación y creación. Cidade do México: Universidad Iberoamericana,
KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J. Manual de Psiquiatria Clínica. Rio
de Janeiro: MEDSI, 1992.