Desmontagem: memórias artísticas de uma autobiografia

  • Sigrid Bitter
  • Nara Keiserman

Resumo

A proposta deste artigo está em trazer o atravessamento artístico das histórias
de vida familiar e das escolhas pessoais, num processo de desmontagem de
uma experiência de vida apresentada na disciplina Pedagogia(s) do Teatro:
Práticas Contemporâneas, orientada pela professora Dra. Mara Leal, do
programa DINTER UFU/UNIRIO-2013. O texto traz o conceito atual de
desmontagem e como elas vêm sendo apresentadas, as observações e
socializações oriundas deste trabalho e a narrativa da desmontagem:
memórias artísticas de uma autobiografia, além da reflexão final sobre todo o
processo.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.

Revista Brasileira de Educação. Trad. de João Wanderley Geraldi, n. 19,

jan/fev/mar/abr de 2002.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Desejo de realidade. Experiência e alteridade na

investigação educativa. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 185 - 194. Convenção nº 159/83 da OIT e a Convenção da Guatemala, que foi promulgada pelo Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001.

DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: procesos

de investigación y creación. Cidade do México: Universidad Iberoamericana,

KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J. Manual de Psiquiatria Clínica. Rio

de Janeiro: MEDSI, 1992.