Memórias compartilhadas
Resumo
O presente artigo discute o processo de criação da peça À Deriva, do grupo de pesquisaTeatro do Instante – que reúne artistas das áreas de artes cênicas, música e arte
computacional, em uma perspectiva interdisciplinar. Considerando a memória como uma
das referências para a construção dramatúrgica, temos a experiência de sete atores do
grupo em suas singulares trajetórias, movidos por suas inquietações, fluxos criativos e
devires. A dramaturgia foi construída coletivamente com a colaboração de um
dramaturgista, por meio das fronteiras tênues entre pessoalidade e ficcionalidade.
Propomos uma análise sobre a fricção entre autonomia criativa, desconstrução de
parâmetros e a ressignificação da figura do diretor.
Referências
Bondía, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência.” Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan.-abr. 2002. (p. 20 a 28).
Corazza, Sônia. Aromacologia. Uma ciência de muitos cheiros. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2002.
Leonardelli, Patrícia. A memória como recriação do vivido. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2012.
Malnic, Bettina. O cheiro das coisas. O sentido do olfato: paladar, emoções e
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Ricouer, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas