Giorgio Strehler: trajetória e formação de um encenador

  • Adriane Gomes
  • Isa Kopelman

Resumo

As descobertas realizadas por alguns encenadores no início do século XX,
principalmente no que concerne à fusão de tradição e inovação em suas
práticas artísticas e pedagógicas, já antecedem alguns dos procedimentos que
caracterizariam grande parte do teatro das décadas seguintes e, de certo
modo, já começam a compor as bases do fazer teatral contemporâneo. Esta
pesquisa pretende abordar o resgate das fontes da teatralidade visando à
renovação da arte teatral. O estudo desta proposta abre um amplo campo de
relações com a cena contemporânea, que se relaciona a um movimento de
busca da renovação teatral por meio da compreensão e da reinterpretação da
tradição. Esta tendência, que caracterizou em grande medida a modernidade
teatral, ainda se mantém válida e é objeto de crescente interesse artístico e
acadêmico. A experimentação contínua dos princípios expostos, realizada por
diversas gerações de artistas e pesquisadores teatrais, pode ser compreendida
como uma das bases formativas do teatro contemporâneo, que se caracteriza
como uma arte de muitas referências e que foge a qualquer possibilidade de
enquadramento em noções puras de gênero e estilo. Optou-se por investigar
alguns desses aspectos nos procedimentos de encenação de Giorgio Strehler
(1921-1997).

Referências

ASLAN, Odette. Strehler. In Les Voies de la creation théâtrale. Vol.XVI,

CRNS Editions. 1989.

HIRST. David L. Directores in Perspective- Giorgio Strehler. New York. 2006.

STREHLER, Giorgio. Schegge di Memoria, Teatro in Europa I, 1987.

TANANT, Myriam. Giorgio Strehler.ACTES SUD, Paris. 2007.