Abrindo asas: uma reflexão sobre a incidência da prática do Kalarippayatt na formação do artista da cena

  • Ana Paula Ibañez
  • Marília Vieira Soares

Resumo

Baseado em relatórios sobre as práticas de Kalarippayatt – luta marcial indiana -
vivenciadas por alunos do 4º ano do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade
Estadual de Campinas durante o primeiro semestre de 2013, este artigo pretende realizar
uma reflexão sobre a incidência desta prática dentro do processo de formação do artista da
cena. A ponderação sobre esta prática aplicada ao contexto de formação dos artistas da
cena visa à articulação e desenvolvimento de um pensamento que transcenda a visão de
arte como puro entretenimento, transformando os alicerces das relações entre atuante–obra– público. Esta proposta se apoia nos estudos realizados pelo Prof. Dr. Phillip Zarrilli na
utilização do Kalarippayatt como elemento para o treinamento do ator, e no conceito de préexpressividade estudado e desenvolvido no campo da Antropologia Teatral por Eugenio
Barbana. A análise dos relatórios será realizada com base na proposta de Laurence Bardin
para a análise de conteúdos.

Referências

BARBA, E. e SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator: Um dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: E Realizações, 2012.

BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1971.

_____________. Teatro Laboratório de Jerzey Grotowski. 1959-1969. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.

RICHARDS, T. Trabajar on Grotowski sobre las acciones físicas. Barcelona: Alba Editorial, 2005.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Relatórios da disciplina Luta II apresentado pelos estudantes do Curso de Artes Cênicas. Campinas, fev-jun, 2013.

ZARRILLI, P. B. When the Body Becomes all Eyes. Paradigms, discourses and Practices of Power in Kalaripayattu. New Delhi: Oxford Univesity Press, 1998.