Da luz performativa à performance da luz

  • Nadia Moroz Luciani
  • José Ronaldo Faleiro

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar as peculiaridades da adaptação do
projeto de iluminação da peça teatral Disparis para a exposição Performeios,
integrante do Seminário de Arte e Tecnologia da FAP em Curitiba em 2013. A
iluminação do espetáculo, defendida como performativa segundo o conceito de
performatividade da luz, explorado pela autora em pesquisa recente, teve seu
caráter performático acentuado ao ser remodelado para o formato de instalação
artística. Pela análise do processo de criação e execução do projeto é
demonstrado, inicialmente, como a luz da peça é performada na relação com o
público e demais linguagens do espetáculo de maneira a reforçar as intenções
das cenas, para, em seguida, revelar como seu potencial performativo foi
intensificado na conexão estabelecida com o visitante da exposição. A
disposição dos elementos da instalação, composta pela projeção em grande
plano de cenas do espetáculo através de uma persiana suspensa, expunha a
performatividade da luz original do espetáculo e a ampliava pela nova interação
instituída. Tanto persiana quanto projetor eram passíveis de manipulação pelo
observador, que podia aumentar ou reduzir as frestas, alterar o foco da imagem
projetada da persiana próxima para a parede distante ou interagir passivamente
com os dois elementos na condição de voyeur das cenas.

Referências

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