Salema: processo mitodológico de criação na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT-SP)

  • Luciana Lyra

Resumo

Em investigação de doutorado, atrelada ao projeto temático do Núcleo de Antropologia,
Performance e Drama (NAPEDRA/USP), a pesquisadora elaborou um complexo de
procedimentos de criação intitulado de MITODOLOGIA EM ARTE. Este modus operandi
constitui-se enquanto procedimentos de cunhos ritualísticos e míticos, que fazem eclodir
pulsões pessoais e universais dos artistas. Este complexo é um caminho que o artista
aperfeiçoa o pluralismo das imagens colhidas nas experiências ditas artetnográficas em
contextos de alteridade. A partir de experiências mitodológicas, foram criados os
espetáculos Guerreiras (2009) e Homens e caranguejos (2012). Este trabalho visa
descortinar o terceiro processo criativo advindo da Mitodologia, chamado de Salema -
Sussurros dos afogados, desenvolvido em 2012, com a turma de formação 13, da ELT.
Baseado na obra O Capataz de Salema, de Joaquim Cardozo e em experiências
artetnográficas na Ilha do Cardozo-SP, Salema é fruto de uma interação polifônica entre
aprendizes com eles mesmos e a com comunidade pesquisada.

Referências

BIÃO, Armindo, CARREIRA, André & TORRES NETO, Walter lima (orgs). Da cena contemporânea. Porto Alegre,RS, ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pósgraduação em Artes Cênicas, 2012.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro, Difel, 2004.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo, Martins Fontes, 2002.

_______________. Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa, Editorial Presença,1990.

GARCIA, Stella. Salema – Sussurros dos afogados: livro de artista. Inédito, 2012.

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Guerreiras e Heroínas em Performance; Da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2011. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 2011.

____________________________________. Mito Rasgado; Performance e Cavalo marinho na cena In Processo. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 2005.

TURNER, Victor. The Antropology of Performance. New York. PAJ, 1988.