A construção de um Espaço Particular de Trabalho a partir das singularidades do ator

  • Cristóvão de Oliveira

Resumo

Neste trabalho, serão abordadas algumas práticas que tomam como
pressuposto o trabalho do ator sobre si mesmo no desenvolvimento de suas
ações. Considerando que toda prática pessoal estabelece contornos próprios
para a criação do ator, será feito um sobrevoo sobre aquilo que chamamos
“espaço particular de trabalho”, um espaço pessoal de criação construído por
necessidades e intensidades que oferecem ao ator a possibilidade de formalizar
um trabalho que parta de sua singularidade.

Referências

BARROS, Amílcar Borges de. Dramaturgia Corporal: acercamiento y

distanciamento hacia la acción y la escenificación corporal. Chile: Editorial Cuarto Propio, 2011.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Forte. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. 2ª edição. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011.

FOUCAULT, Michel. “Disciplina” In: Vigiar e Punir – nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2012. Pp. 130-214.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. Tradução: Carmen González Marín. 8ª edição. Madrid: Ediciones Cátedra, 2009.

VARELA, J. Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A mente

corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Tradução: Joaquim Nogueira Gil e Jorge de Sousa. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.