CORPOS EM REMINISCÊNCIAS

  • Nara Salles

Resumo

O artigo aborda uma série de instaurações cênicas urbanas, estas foram concebidas
como procedimentos para os processos criativos para a cena no desenvolvimento do
Projeto de Ações Integradas Acadêmicas, que envolve pesquisa, ensino e extensão,
desenvolvido no DEART/UFRN, intitulado "Processos de Criação em Arte
Contemporânea: Vivenciando e Apreendendo". Sendo "Carmin" o nome escolhido para
denominar a encenação que foi montada a partir destas intervenções e interações na
rua, investigando questões acerca da memória corpóreo/vocal tendo como recorte a
arte contemporânea, sobretudo as ligadas ao corpo e movimento; pautada e inspirada
na obra de Frida Kahlo e na filmografia de Pedro Almodovar; abordando como aporte
teórico aos processos criativos desenvolvidos a Dança Teatro, Teatro da Crueldade,
Teatro Pós-Dramático; aliados a prática da cena a partir de exercícios psicofísicos e de
View Points, criados a partir da observação de imagens presentes nos filmes e na obra
plástico visual dos autores apontados em interações com o cotidiano das pessoas nas
ruas e em relação a memória dos participantes do projeto.

Referências

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