Dança e Artes visuais: possíveis diálogos em um processo criativo

  • Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio

Resumo

A pesquisa investiga um processo de criação em dança contemporânea.
Discute uma interlocução entre a dança e as artes visuais por meio da
apreciação de pinturas do artista potiguar Dorian Gray Caldas e a transposição
das imagens apreciadas para o trabalho coreográfico em elaboração. O
processo é desenvolvido na Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão
do Departamento de Artes da UFRN. Partindo da proposta triangular de Ana
Mae Barbosa que integra o apreciar, o fazer e o compreender arte e
respaldados em Laban e Pina Bausch, selecionamos 16 pinturas sobre o mar
(produzidas pelo artista entre 1974-2013). As imagens foram apresentadas ao
grupo para que pudessem apreciá-las e para que subsidiasse a construção das
partituras de movimento. Também trabalhamos com estímulos concedidos
pelas palavras “mar” e “onda” para fomentar a configuração dos movimentos
dançados. O vocabulário criado vem emergindo durante o processo criativo e
revela os processos de subjetivação implicados na criação. Cada dançarino
anuncia um sentido ao que cria. Invoca uma razão que entrelaça o seu mundo
de experiências e as experiências do outro, o mundo vivido e expresso na
pintura de Dorian Gray e dos integrantes da Gaya.

Referências

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