Prática performativa do Caxambu: um espaço de múltiplas experiências

  • Sara Passabon Amorim
  • José Luiz Ligiero

Resumo

Ao discutir neste texto a dança do Caxambu, identificada em comunidades de
afro-brasileiros no sul do Espírito Santo, busca-se demonstrar que essa prática
denota uma experiência ampla e diversificada do indivíduo e do coletivo. A
base da reflexão desse estudo está na relação entre os atuantes/participantes
e o espaço: um lugar de múltiplas experiências, apontando questões que
aproximam e distinguem essa manifestação como “dialética de fluxo”,
conceituada por Victor Turner, ressignificando os dispositivos da cultura e
tradição africana: o inseparável trio — “dançar-cantar-batucar”. Assim
pretende-se afirmar que essa prática naturalmente vai se fixando como hábito e
costume de um grupo num espaço onde os aspectos da sociabilidade e
espetacularidade se justapõem em busca de uma performance dos povos
africanos no Brasil, sustentando então a visibilidade do ser negro.

Referências

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Estética: Literatura e Pintura,

Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo:

Martins Fontes, 2006.

PRADIER, Jean-Marie. Etnocenologia. In: GREINER, Christine; BIÃO.

Armindo J. de C. Etnocenologia – Textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

____________. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

REVISTA DE TEATRO, CRÍTICA E ESTÈTICA. O Percervejo. Rio de Janeiro: PPGAC-UNIRIO: Ano 11, n12, 2003.

SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia:

The University of Pennsylvania Press, 1985.

____________________. Performance: teoría y prácticas interculturales.

Buenos Aires: Rojas: UBA, 2000.

____________________. Performance Studies – An Introduction. New York: Routledge, 2002.

____________________. O que é performance. In: O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Programa de Pós-Graduação em Teatro, UNIRIO. N. 11, v. 12, p 25 – 50. Rio de Janeiro, 2003.

TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. New York: PAJ

publications, 1988.

______________. O Processo Ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

THOMPSON, Robert Farris. African Art in Motion [l974] Berkeley: University of California Press, l979.

______________________. Flash of The Spirit: Arte e Filosofia Africana e

Afro-Americana. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2011.

ZECA, Ligiéro; Dandara. Umbanda: paz, Liberdade e cura. Rio de Janeiro:

Record; Nova Era, 1998.