Identidade e território como corte do processo de criação teatral de rua: Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas nos limites da zona leste de São Paulo

  • Adailtom Alves Teixeira
  • Alexandre Luiz Mate

Resumo

A pesquisa tem por objetivo identificar, nas criações feitas para a rua por dois
coletivos paulistanos, Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas, como a identidade (sentimento
de pertencimento a um grupo ou lugar) e o território (o espaço transformado em lugar)
influenciam ou adentram seus espetáculos. Ambos os grupos estão sediados na parte leste
da cidade de São Paulo, local habitado, sobretudo, por trabalhadores migrantes ou
descendentes destes. Uma característica comum a ambos os grupos é criarem seus
espetáculos partindo da observação da realidade na qual estão inseridos. Trataremos de
dois espetáculos, Mingau de Concreto (Pombas Urbanas) e O Cuscuz Fedegoso (Buraco
d`Oráculo), de forma a tornar claro a relação já aludida.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.

BOGO, Ademar. Identidade e Luta de Classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MAFFESOLI, Michel. No Fundo das Aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

MATE, Alexandre. Buraco d`Oráculo: uma trupe paulistana de jogadores desfraldando espetáculos pelos espaços públicos da cidade. São Paulo: RWC, 2009.

TELLES, Narciso; CARNEIRO, Ana (Orgs.). Teatro de Rua: olhares e perspectivas. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005.

Seção
Estudos da Performance