Pedagogia do teatro: processos de criação e a experiência estética

  • Abimaelson Santos Pereira
  • Arão Paranaguá de Santana

Resumo

Visando a compreender as possibilidades estéticas e educativas que se esboçam
na teatralidade contemporânea, o trabalho se pauta na discussão plural que engloba os
conceitos e as propostas teóricas sobre arte e educação, na tentativa de identificar as
maneiras pelas quais se cria e aprecia o teatro na contemporaneidade, considerando as
repercussões deste processo no âmbito da Pedagogia do Teatro. Entende-se o processo de
criação teatral como substrato das questões estéticas, éticas e políticas que sustentam a
prática artística e o seu ensino, pensadas numa dimensão que leva em conta a experiência
estética, o domínio da linguagem cênica, a criação e recepção de espetáculos.Arão Paranaguá de Santana

Referências

ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós-dramático na escola. São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.usp.teses.br/teses/disponíveis/48/48>. Acessado em: 01 nov. 2010.

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli. O ensino das Artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2001.

BARILLI. Renato. Curso de estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como Método de Ensino. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.

CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação teatral. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

_____. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

DEWEY. John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1959.

FERREIRA, Sueli. O ensino das Artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JAPIASSU. Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino do teatro. São Paulo: Papirus, 2006.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SANTANA, Arão Paranaguá (Coord.). Visões da ilha: apontamentos sobre teatro e educação. São Luís: EDUFMA, 2003.

_____. Os saberes escolares, a experiência estética e a questão da formação docente em artes. In: Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: UFMG, 2010. Disponível em <>, acesso em 01/10/2010.

SILVA. Silvano Alves Bezerra da. Estética utilitária: interação através da experiência sensível com a publicidade. Pernambuco: editora universitária UFPB, 2010.

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008.

WILLEMART. Philippe, Os processos de criação na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação