Costurando a Cena: o arte-educador como mediador da escrita cênica coletiva no teatro comunitário
Resumo
Este artigo é o resultado da observação da atividade dramatúrgica de doisgrupos artísticos comunitários da Região Metropolitana de Salvador e propõe
uma reflexão sobre o papel do mediador como veículo da construção poética
no teatro comunitário. A análise mostra que assim como a arte-educação
auxilia a produção de novas formas de dizer as questões sociais e humanas
das comunidades, pode também levar à reprodução de padrões estéticos e
imagens irrefletidas no processo criativo. Esta reflexão apresenta o arteeducador
como um elemento importante na construção de uma dramaturgia
que abriga múltiplos olhares sobre o indivíduo, o grupo e a vida.
Referências
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre Teatro – Para uma arte dramática não
aristotélica. Lisboa: Portugália, 1957.
CALVINO, Ítalo. Multiplicidade. In: Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia. das Letras, 1990, pp. 117-138.
LEHMANN, Hans-Thies. From Logos to Landscape: text in Contemporary
Dramaturgy. In: Performance Research. New York: Routledge, 1997.
MILET, Maria Eugenia Viveiros. Uma Tribo mais de mil. O Teatro do CRIA. Dissertação de Mestrado, UFBA, 2002.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
RAMOS, Flávio; JANUÁRIO, Sérgio S. Reflexividade e constituição do mundo social: Giddens e Bourdieu (breves reflexões). Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, v. 43, n. 003, p. 259-266, set/dez. 2007. Disponível em:
http://redalyc.uaemex.mx/pdf/938/93843308.pdf>. Acesso em: 14 ago. de 2011.
ROMANO, Lúcia. O Teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo:
Perspectiva: Fapesp, 2005.
WACQUANT, Loïc. Esclarecer o Habitus. Educação & Linguagem. Ano 10, n. 16, p. 63-71, jul/dez. de 2007. Disponível em:
<https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/EL/article/viewArticle/126 >. Acesso (?)