Enunciações identitárias e mnemônicas corporais em Coreografia de Cordel, espetáculo da Cia de Dança Palácio das Artes

  • Marcos Antônio Alexandre

Resumo

A Cia de Dança Palácio das Artes remontou em 2011, sob direção do bailarino
e coreógrafo Tuca Pinheiro, Coreografia de Cordel, espetáculo performático
que é considerado um marco da consolidação e criação artística da Cia nos
últimos 15 anos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da Cia
dentro do contexto da dança mineira e, mais especificamente, tecer algumas
considerações sobre este espetáculo, que é construído a partir de uma intensa
pesquisa que demonstra a potencialidade individual de cada um de seus
intérpretes [sujeitos atuantes]; trazendo para a cena relatos corpóreomnemônicos
[corpo sujeito/social] que nos permitem discutir, entre outros
temas, aspectos relacionados com a memória e as identidades em nossa
contemporaneidade.

Referências

BRANTES, Eloísa. Um abraço da Etnocenologia no popular brasileiro. In:

BIÃO, Armindo et alli (eds.). Memória ABRACE II – Anais da I Reunião

Científica de Pesquisa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador:

ABRACE, 2000. pp. 79-84.

< http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/2029,coreografia-de-cordel.aspx>. Acesso em: 21/07/11 às 23h.

< http://www.youtube.com/watch?v=24TdA76QEv8>. Acesso em 22/07/11 às 17h.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI,

Graciela; ARBEX, Márcia (orgs.). Performance, exílio, fronteiras – errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, FALE/UFMG, 2002. pp. 69-91.

NAVAS, Cássia. Dança e Mundialização – Políticas de Cultura no Eixo Brasil-França. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.