Tráfico e violência urbana em cena: Essa Noite Mãe Coragem

  • Maurílio Andrade Rocha

Resumo

Várias vertentes do teatro contemporâneo têm explorado aspectos da realidade
em suas encenações. Dentre esses, a violência urbana tem sido
recorrentemente trazida à cena em recentes e importantes montagens
brasileiras. No presente trabalho discutiremos como a violência urbana gerada
especialmente pelo tráfico de drogas, pela exclusão social e pela pobreza
extrema pôde ser ressignificada em cena a partir da montagem do espetáculo
Essa Noite Mãe Coragem, inspirado na obra-prima de Bertolt Brecht, Mãe
Coragem e seus filhos. A peça, montada pela Cia. ZAP 18 de Belo Horizonte,
apresenta um paralelo entre a Guerra dos Trinta Anos, ocorrida na Alemanha
entre 1618 e 1648, e a guerra do tráfico de drogas, presente nas mais
importantes capitais brasileiras. Veremos como o uso de fragmentos do texto
original, misturados a depoimentos pessoais dos atores, à presença no elenco
de membros da comunidade periférica onde se sedia a Cia. e ao uso de
conhecidas canções populares que abordam a pobreza e a exclusão social
atuaram sinergicamente para apresentar situações de violência extrema no
país, retirando-as de seus contextos sensacionalistas geralmente apresentados
pela mídia. Na montagem da ZAP 18, a violência se mostra de forma dialética,
como algo que se deva enunciar e ser entendido como um aspecto da
sociedade e não como uma fratura de uma suposta ordem ideal que se deva
manter. Tal abordagem tem fomentando o debate sobre o tema, realizado
sempre com o público ao final das apresentações e onde toda forma de
compreensão sobre a violência tem sido apresentada pela plateia,
dialeticamente.

Referências

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