Procedimentos para o estudo do símbolo no teatro

  • Miguel Ángel Zamorano

Resumo

São reflexões que pretendem indagar processos de significação na enunciação
teatral (texto-espetáculo), focando o que se entende por símbolo. É comum
aceitar que todo signo teatral simboliza algo, porém é certo que nem todo signo
é simbolizado da mesma forma e com a mesma intensidade, e sim em função
de sua disposição táctica no conjunto. Interessa observar essa classe de signo
e que na sua função simbólica aglutina em torno de si o processo de
significação, atuando como síntese, condensando o sentido e logrando o efeito
de produzir liberação no leitor/espectador. Em relação à hipótese, explorar-se-á
se as noções de catarse e anagnosia podem relacionar-se com esta forma de
compreensão súbita, na qual o processo de significação construído no discurso
se veria coroado, por um instante, com máxima densidade, onde a
compreensão seria inseparável da experiência ou vivência emocional. Aludirse-
á a quatro processos de simbolização diferentes em quatro obras do
repertório, nas quais, unicamente em duas, o símbolo condensaria subitamente
o sentido: Lear, de Shakespeare; A intrusa, de Maeterlinck; Os fuzis da
senhora Carrar, de B. Brecht e O pagador de promessas, de Dias Gomes.

Referências

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