Diálogos acerca do Retorno ao Campo

  • Elisa Massariolli Costa
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Resumo

Esta pesquisa propôs uma experiência de Retorno ao Campo, dentro do
Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), na qual a intérprete Elisa Costa,
sob orientação e direção da professora Dra. Graziela Rodrigues, realizou uma
turnê do espetáculo “Nascedouro” em três aldeias xavante (etnia a partir da
qual o “Nascedouro” foi criado), localizadas na Terra Indígena de Pimentel
Barbosa (MT). A experiência foi singular e gerou diversas reverberações no
corpo da intérprete, promovendo o desenvolvimento da personagem, sendo
esta o cerne do espetáculo. Isto foi possível devido às especificidades do
Método BPI neste Retorno ao Campo, cuja proposta incluiu a abertura a uma
coautoria com os xavante. Este artigo trata, então, de esclarecer as
especificidades do BPI, colocando-o em diálogo e comparação com outros
autores e linhas (especialmente da antropologia e da etnocenologia), para que
se comece uma reflexão mais profunda acerca de temas envolvidos nesta
pesquisa, e que fazem parte também de outras disciplinas das artes e das
ciências humanas. Dentre esses temas, destacamos: o etnocentrismo, a
alteridade e a experiência da arte (e do artista) como algo singular na produção
do conhecimento acadêmico.

Referências

COSTA, E. M. Dança dos Brasis IV: O Retorno ao Campo. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 6, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: ABRACE, 2010. Disponível em:< http://portalabrace.org/memoria1/?p=1224>. Acesso em: 15 abr. 2011.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações