Construção de sentidos na dança contemporânea

  • Luciana Soares Lara
  • Marcus Mota

Resumo

O presente trabalho inicia uma investigação sobre a construção de sentidos na
criação de uma dramaturgia em dança. A descrição do processo criativo do
trabalho coreográfico “Cidade em Plano”, da Anti Status Quo Companhia de
Dança de Brasília (DF), é o ponto de partida para compreendermos os
procedimentos criativos artísticos da abordagem do tema (relação do corpo
com a cidade de Brasília) que inspiraram as concepções da coreografia. A
partir disso, discutimos sobre interdisciplinaridade, analisando como a pesquisa
de movimento em um processo colaborativo se dá na conjugação de vários
saberes e percepções. São analisadas a influência das interações mútuas do
figurino, do cenário, da iluminação e da trilha sonora na construção de sentidos
e também como a composição com esses elementos na cena constitui um
contexto para o corpo em movimento. A investigação abarca ainda implicações
das noções de corpo e movimento do intérprete e criador de dança
contemporânea na busca do aprimoramento das habilidades expressivas para
a criação e apresentação de um trabalho coreográfico. Para isso, dialogaremos
com os autores Valerie Preston-Dunlop, John Blacking e Marcel Mauss.

Referências

BLACKING, John. Towards an Anthropology of the Body. In: _____.

Anthropology of the Body. London, Academic Press, 1977.

MAUSS, Marcel. As Técnicas Corporais. Sociologia e Antropologia – Vol. II.

São Paulo: E.P.U., 1974. pp. 209-233.

PRESTON-DUNLOP, Valerie. Looking at dances: A Choreological

Perspective on Choreography. Verve Publishing, London, 1998.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações