A educação musical para alunos de dança: uma análise sobre observações em dois cursos profissionalizantes de dança da cidade de São Paulo

  • Camila de Queiroz
  • Jussara Rodrigues Fernandino

Resumo

Este trabalho pretende trazer os resultados de uma pesquisa concluída em
2010, que teve o objetivo de investigar de que maneira a educação musical
está presente nos cursos profissionalizantes de dança da cidade de São Paulo.
Para atingir esse objetivo, foi feito primeiramente um pequeno levantamento
bibliográfico da área de música e de dança, ressaltando a relação entre elas
em alguns períodos históricos, e uma análise sobre o Referencial Curricular
Nacional de Educação Profissional de Nível Técnico para Artes, que traz
algumas orientações sobre os cursos analisados neste trabalho. Entre os
autores destacados para este trabalho, encontram-se Bourcier (2006), Grout e
Palisca (1997), Madureira (2008) e Fonterrada (2008). Num segundo momento,
algumas aulas de música de dois dos seis cursos profissionalizantes existentes
em São Paulo foram observadas por um determinado período1, buscando
analisar pontos específicos, como espaço e métodos utilizados pelos
professores, com o intuito de refletir sobre a eficiência desta educação musical
para os alunos em questão. Os professores de música foram entrevistados e
os alunos responderam um questionário, dados que complementaram as
informações recolhidas durante as observações. Duas situações bem distintas
de aula de música foram observadas por esta pesquisa: uma dentro dos
moldes “conservatoriais”, e outra mais diversificada, que lançava mão de
diversos recursos e métodos para atingir seus objetivos. O resultado da
pesquisa de campo foi confrontado com a bibliografia coletada inicialmente, e
ideias como as de Jaques-Dalcroze, Dupuy, Wosien e Pederneiras foram
decisivas para atingir os objetivos deste trabalho. Foi possível compreender,
por exemplo, que a concepção de educação musical para músicos não deve
ser a mesma para artistas da dança, e também o importante papel do educador
musical, que deve saber direcionar as atividades com intenção de aprimorar os
saberes que são necessários para formar um artista da dança completo. Dessa
maneira, deu-se início a uma discussão sobre a importância do conhecimento
musical para o artista da dança, entendendo que esse artista, quando formado,
vai se relacionar com a música quase que na mesma medida da dança,
devendo, portanto, conhecer ambas de maneira satisfatória.

Referências

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins

Fontes, 2006.

BRASIL. Funarte. 1ª Reunião da Câmara Setorial de Dança 2006. Disponível

em: < http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/10/relatoriodanca.pdf>. Acesso em: 25 de jun. 2009.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional da Educação Profissional de

Nível Técnico. Área Profissional: Artes. Brasília, 2000.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações