Quem dança em mim: A Personagem no método BPI

  • Ângela Mayumi Nagai
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Resumo

Trata-se da análise de um processo criativo em dança por meio do método
Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), criado pela Profª Drª. Graziela
Rodrigues. A ênfase é dada ao terceiro eixo do método, denominado a
Estruturação da Personagem. Uma personagem no método BPI é descoberta a
partir do confronto entre o arquivo de vida gravado no corpo do bailarino
(elaborado no primeiro eixo do método, o Inventário no Corpo) e o campo de
pesquisa por ele escolhido (ou segundo eixo, o Co-habitar com a Fonte). Desta
relação fecha-se uma gestalt, sempre exclusiva, a qual será lapidada em sua
potência dançarina. O que acontece quando, na verticalidade do mergulho
proposto por este método de criação, ocorre a negação dos conteúdos internos
que afloram através do corpo? No caso apresentado, aborda-se o nascimento
da Personagem Vera, atriz-ilusionista circense e prostituta. O embate da
intérprete com a Personagem é analisado como um processo de criação “às
avessas”. Buscando transcender a experiência da subjetividade, são revelados
meandros de uma travessia corporal pautada por sombrios aspectos da
humanidade, trazidos à luz pela conscientização dos sentidos de cada
movimento, até o aflorar de uma dança que se constitui pela capacidade de
superação.

Referências

LOBO, L.; NAVAS, C. Teatro do Movimento – Um método para um intérprete

criador. Brasília: LGE Editora, 2003.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação.

Rio de Janeiro: Funarte,1997.

TAVARES, M. C. C. Imagem Corporal – Conceito e Desenvolvimento. São

Paulo: Manole, 2003.

TURTELLI, L. S. (2009). O espetáculo Cênico no método Bailarino-

Pesquisador-Intérprete (BPI): Um estudo a partir da criação e apresentação

do espetáculo da dança Valsa do Desassossego. 2009. Tese (Doutorado em

Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações