Ateliê Coreográfico: as diferentes contracondutas

  • Flavia P. Valle
  • Gilberto Icle

Resumo

A pesquisa relata um recorte da tese Ateliê Coreográfico: a contraconduta
como criação no ensino superior de dança. Ela parte da prática docente da
pesquisadora, que ministra um componente curricular intitulado Ateliê
Coreográfico no qual os alunos são instigados a se desafiarem a fazer algo
diferente do que estão acostumados. Nesse sentido, os alunos são estimulados
para a contraconduta da criação, ao contrário da disciplina da técnica. Para
problematizar a constituição do sujeito da dança no ensino superior
contemporâneo é proposto, neste recorte, discutir que modos de
contracondutas são possíveis em um componente curricular de criação
coreográfica. Neste texto destacam-se contracondutas históricas. A ideia é
levantar e multiplicar relações possíveis entre criação, ensino superior,
constituição de si (cuidado de si) e jogos de verdade. A pesquisa é de
abordagem focaultiana e segue outros autores da mesma linha de
pensamento.

Referências

BANES, Sally. Terpsichore in sneakers: post-modern dance. 1ª edição.

Boston: Houghton Mifflin, 1980. 270p.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 1ª edição. São Paulo,

Martins Fontes, 2001. 339p.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 1ª. ed. São Paulo: Martins

Fontes, 2006. 680p.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

p.

MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ FAPESP, 1998. 392p.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações