Representações sociais da prática docente de dança dos alunos do curso de Pedagogia do Movimento da EBA/UFMG (2005 a 2009)

  • Ana Cristina C Pereira

Resumo

As Representações Sociais exercem um papel determinante na conduta
humana e constituem formas de conhecimento que se manifestam como
elementos cognitivos (imagens, conceitos, categorias, teorias) e também são
fenômenos sociais compartilhados que contribuem para a construção de uma
realidade comum. A partir daí, esta investigação focalizou as representações
sociais dos elementos constitutivos da prática docente de dança, de alunos do
curso de extensão da Escola de Belas Artes da UFMG – Pedagogia do
Movimento para o Ensino da Dança, criado para atender à crescente demanda
de formação continuada de professores de dança em Belo Horizonte. Optou-se
por uma abordagem qualitativa, baseada na Teoria de Representações
Sociais de Moscovici (2005) e Abric (2001) e no conceito de prática docente de
Tardif (2000). Assim, buscou-se compreender como ocorre a relação teóricoprática
a partir da importância das representações sociais sobre elementos
professor, relação professor-aluno, tipo de ensino, conteúdo, método, recursos
didáticos, avaliação, aprendizagem da expressividade artística, já que todos os
alunos, com ou sem graduação tinham, no mínimo, cinco anos comprovados
de experiência como professores de dança. Os dados foram coletados no
período de 2005 a 2009, na disciplina Mediação de Processos Educativos na
Dança I, por meio de narrativas escritas e de imagens (desenhos, colagens,
figuras) das representações sociais dos elementos que compõem a prática
docente de várias modalidades como clássico, jazz, dança de salão, moderno,
dança do ventre, entre outras. Os resultados deste estudo deverão contribuir
para o ensino de dança, uma vez que apresentam, de forma reflexiva, os
saberes advindos das práticas docentes dos professores de dança
entrevistados.

Referências

ABRIC, Jean Claude. O estudo experimental das representações sociais.

In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed.

UERJ, 2001.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In:

JODELET, Denise. Representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, nov.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia

social. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no

Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto

Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos

universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos

professores e suas consequências em relação à formação para o magistério.

Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan-abr, 2000.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações