Ensino da dança: relação transitante entre mestre e discípulo

  • R. F. Luiza Banov

Resumo

O presente estudo propõe uma análise diante da relação entre mestre e
discípulo no estudo e aprendizado da dança. Para tanto, realiza um recorte da
pesquisa de mestrado intitulada “Dança Teatral: reflexões sobre a poética do
movimento e seus entrelaços” na qual aborda histórica e reflexivamente tópicos
sobre a dança moderna alemã e seus desdobramentos desde seus primórdios,
entre o século XIX e XX. Neste recorte, a autora investiga três pedagogos e
mestres da dança moderna alemã: Hans Züllig, Jean Cébron e Lutz Förster e
utiliza-se como ponto de encontro destes protagonistas a escola Folkwang,
inaugurada em 1929 por Kurt Jooss desde então, se estabelecendo como
referência mundial em dança moderna. A metodologia utilizada para esta
pesquisa foi elaborada a partir dos preceitos propostos pela pesquisa-ação
(THIOLLENTE, 2007) e observação participante. Afinal, de que maneira o
aprendizado da dança se estabelece na memória e corpo dos bailarinos?
Como se elabora nos corpos o fazer desta arte efêmera?

Referências

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<https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/ML/article/view/325>. Acessado em: 7 jan. 2011.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações