Dalcroze e a Dança Moderna: indícios de uma presença

  • Mônica Medeiros Ribeiro
  • Lucia Gouvêa Pimentel
  • Antônio Lucio Teixeira

Resumo

A partir da pesquisa de doutorado em Artes que tem como objeto de estudo os
aspectos cognitivos presentes na experiência da Rítmica Corporal proposta por
Ione de Medeiros, foi analisada a proposta da prática da Rítmica de Jaques-
Dalcroze. Jaques-Dalcroze tratou o corpo e seus movimentos expressivos
como conteúdo, meio e fim da aprendizagem da música, ou seja, como
condição e processo para essa aprendizagem. Sua proposta de corporificação
do ensino da música teve forte repercussão em pedagogos musicais,
terapeutas corporais e também em atores e bailarinos. O objetivo deste texto é
apresentar alguns indícios da provável ressonância de seu sistema na dança
moderna do século XX. A metodologia utilizada foi a pesquisa de referências,
realizada em livros do referido artista-pedagogo, teses de doutorado e sites
específicos. Como resultado, foram localizadas três prováveis artistas
disseminadoras dos princípios dalcrozianos na dança do início do século XX,
além do reiterado impacto promovido pelas apresentações de Rítmica pela
Europa. Desse modo, pode-se considerar que os princípios e ideias
dalcrozianos sobre o corpo e seus movimentos expressivos são passíveis de
ser percebidos na gênese de teorias e práticas da dança moderna.

Referências

DALE, Monica. Dancers, Musicians, and Jaques-Dalcroze eurhythmics.

Disponível em

< http://summerdalcroze.com/pdf/DancersMusiciansandJaques-

DalcrozeEurhythmics.pdf Acesso em 10/03/2010.

JAQUES-DALCROZE, E. Rhythm, Music and Education – London: Chato &

Windus, 1921.

LEE, James W. Jaques-Dalcroze By Any Other Name: Eurhythmics: In Early

Modern Theatre And Dance. 2003. 193 p. Tese (Fine Arts: Theatre Arts)

Graduate faculty of Texas Tch university, Texas, 2003.

ODOM, Selma. Meeting Suzanne Perrottet. American Jaques-Dalcroze

Journal, 28(3), pp. 6-8. 2002.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações