Dramaturgia e História: duas abordagens possíveis

  • Berilo Luigi Deiró Nosella
  • Maria de Lourdes (Beti) Rabetti

Resumo

A comunicação que aqui se apresenta propõe uma reflexão sobre as
possibilidades de relações entre dramaturgia e história, fundamentalmente
visando a uma possível metodologia de análise da obra dramatúrgica. No caso
específico, focar-se-ão duas formas distintas da referida relação: uma direta, na
obra do dramaturgo Jorge Andrade; e outra indireta, na obra de Luigi
Pirandello.

Referências

ANDRADE, Jorge. Marta, A Árvore e o Relógio. São Paulo: Perspectiva,

ARANTES, Luiz Humberto Martins. Tempo e Memória: no texto e na cena de Jorge Andrade. Uberlândia: EDUFU, 2008.

______. Teatro da Memória: história e ficcão na dramaturgia de Jorge

Andrade. São Paulo: Annablume / FAPESP, 2001.

GUIDARINI, Mário. Jorge Andrade na Contramão da História. Florianópolis-SC: Ed. da UFSC, 1992.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História: Ensaios. São Paulo: Companhia das

Letras, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª Ed. Campinas-SP: UNICAMP,

MAGALDI, Sábato. Moderna Dramaturgia Brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PIRANDELLO, Luigi. Seis Personagens em Busca de um Autor; Esta Noite se Improvisa; Cada Um a seu Modo, in GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

______. Os Gigantes da Montanha. Trad. Beti Rabetti. Rio de Janeiro: 7

Letras, 2005.

PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Brasileiro Moderno. 2ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

RABETTI, Maria de Lourdes (Beti Rabetti). “Observações Sobre a Prática

Historiográfica nas Artes do Espetáculo”. In: CARREIRA, André etc

(organização). Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

RIBEIRO, Martha. Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2010.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas-SP: Ed. Da UNICAMP, 2007.

SANT’ANNA, Catarina. Metalinguagem e Teatro: a obra de Jorge Andrade. Cuiabá: EdUFMT, 1997.

SANTOS, Sérgio Ricardo de Carvalho. (org). O Teatro e a Cidade: lições de história do teatro / Gerd Bornheim ... [et al.]. São Paulo: SMC, 2004.

SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

VENÈ, Gian Franco. Pirandello Fascista: la coscienza borghese tra ribellione e rivoluzione. Milano: Mondadori, 1991.

WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010.