Historiografia teatral hoje

  • Mariana Oliveira
  • Elza de Andrade

Resumo

O campo da historiografia teatral gerou, nos últimos trinta anos, uma série de
discussões, com bibliografia disponível especialmente em língua inglesa. A
disciplina estaria lutando por uma identidade profissional, para superar o baixo
status a que esteve relegada por muito tempo, perdida numa espécie de nãolugar
entre os estudos literários e a prática teatral. É como se a história do
teatro procurasse afirmar-se, ao mesmo tempo que busca redefinir-se. Mas
qual é a história da história do teatro? É sobre esta perspectiva histórica que se
debruça o presente artigo, na tentativa de reunir alguns dos principais temas
que animam os debates sobre historiografia teatral hoje. Entre eles, as
questões da objetividade e da heteroglossia, da diversidade e inclusão de
populações antes não historiadas e o deslocamento da perspectiva
dramatúrgica para a visão da cena e do espetáculo, com o incremento da
iconografia teatral, novo campo de pesquisas também desenvolvido nas
últimas décadas.

Referências

ALIVERTI, Maria Inès. “Major Portraits and Minor Series in Eighteenth-

Century Theatrical Portraiture”. In: Theatre Research International. Vol. 22 Number 3. Theatre and Iconography. International Federation for Theatre Research. Northern Ireland (Belfast): Oxford University Press, 1997, p. 234-254.

BENNET, Susan. “Decomposing History (Why Are There So Few Women in

Theatre History?)” In: WORTHEN, W. B. e HOLLAND, Peter (editores).

Theorizing Practice: Redefining Theatre History. Houndmills, Basingstoke, Hampshire, New York: Palgrave Macmillan, 2003, p.71-87.

_____________. “The Making of Theatre History” In: CANNING, Charlotte M. e POSTLEWAIT, Thomas (editores). Representing the Past: Essays in Performance Historiography. Iowa City: University of Iowa Press, 2010, pp. 63-83.

BIAL, Henry e MAGELSSEN, Scott (editores). Theatre Historiography: Critical Interventions. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2010.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

____________. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CARLSON, Marvin. “Space and Theatre History” In: CANNING, Charlotte M. e POSTLEWAIT, Thomas (editores). Representing the Past: Essays in

Performance Historiography. Iowa City: University of Iowa Press, 2010, pp. 195-214.

CANNING, Charlotte M. e POSTLEWAIT, Thomas (editores). Representing the Past: Essays in Performance Historiography. Iowa City: University of Iowa Press, 2010.

KENNEDY, Dennis. “Confessions of an Encyclopedist” In: WORTHEN, W.

B. e HOLLAND, Peter (editores). Theorizing Practice: Redefining Theatre

History. Houndmills, Basingstoke, Hampshire, New York: Palgrave Macmillan, 2003, p.30-46.

_______________. (editor). The Oxford Encyclopaedia of Theatre and

Performance. Oxford: Oxford University Press, 2003.

POSTLEWAIT, Thomas e MCCONACHIE, Bruce A. (editores). Interpreting the Theatrical Past: Essays in the Historiography of Performance. Iowa City: University of Iowa Press, 1989.

POSTLEWAIT, Thomas. “The Criteria for Evidence: Anecdotes in:

Shakespearean Biography, 1709-2000” In: WORTHEN, W. B. e HOLLAND, Peter (editores). Theorizing Practice: Redefining Theatre History. Houndmills, Basingstoke, Hampshire, New York: Palgrave Macmillan, 2003, pp. 47-70.

POSTLEWAIT, Thomas. The Cambridge Introduction to Theatre

Historiography. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

VINCE, R. W. “Theatre History as an Academic Discipline” In:

POSTLEWAIT, Thomas e MCCONACHIE, Bruce A. (editores). Interpreting the Theatrical Past: Essays in the Historiography of Performance. Iowa City: University of Iowa Press, 1989, pp.1-18.

WORTHEN, W. B. e HOLLAND, Peter (editores). Theorizing Practice:

Redefining Theatre History. Houndmills, Basingstoke, Hampshire, New York: Palgrave Macmillan, 2003.