Keyhole – teoria em ação
Resumo
Este texto compara dois experimentos cênicos que associaram duasconvenções em desenvolvimento no campo da pedagogia do teatro: keyhole e
prática como pesquisa. Keyhole refere-se a atos de tradução do texto teórico à
performance. Prática como Pesquisa, busca formas de integrar o pesquisador e
sua prática docente. Os experimentos envolveram 45 estudantes de teatro, e
se inserem na pesquisa “O Jogo da Interpretação – subjetividades em cena e
criação em grupo” (CNPq).
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro:
Contraponto, 1996.
COUCHOT, E. A tecnologia na arte, da fotografia à realidade virtual. Porto
Alegre: UFRGS Editora, 2003.
DERRIDA, J. The Amnesty lectures on human rights. Channel 4 TV.
GOFFMANN, E. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. Harmondsworht: Penguin, 1974.
NICHOLSON, H. “Acts of Translation”.The Journal of Applied Theatre and
Performance. Vol. 15, N. 3, p. 305. London: Routledge. 2010.
SCHECHNER, R. “Future Nostalgias”. The Journal of Applied Theatre and
Performance. Vol. 15, N. 3, pp. 309-315. London: Routledge. 2010.
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação