Estrutura e premissas da proposta do projeto pedagógico elaborado para a criação da SP ESCOLA DE TEATRO

  • José Simões Almeida Júnior

Resumo

A comunicação descreve a proposta do modelo pedagógico desenvolvido na
criação da SP ESCOLA DE TEATRO, localizada na cidade de São Paulo. Na
escola são desenvolvidos os cursos de Atuação, Humor, Direção, Cenografia,
Dramaturgia, Técnicas de Palco, Sonoplastia e Iluminação. As premissas do
modelo pedagógico proposto partem de um conjunto de noções: autonomia
(Paulo Freire), espaço teatral (Anne Ubersfeld) e território (Milton Santos),
constituindo-se nas linhas de força da sua estrutura. Desenvolvendo na relação
mestre e aprendiz as dinâmicas entre o saber-fazer e o saber-ser. Nesse
contexto, o percurso pedagógico do aprendiz encontra-se organizado em
quatro unidades de conhecimento denominadas: módulo Verde, Amarelo, Azul
e Vermelho. Cada um deles é composto por três etapas: processo,
experimento e formação. No interior do módulo os elementos responsáveis
pela articulação, organização dos conteúdos e formação são denominados de
eixo temático e operador. Por fim, a proposta do projeto pedagógico e a sua
matriz curricular evidenciam, incorporam e refletem acerca da relação entre o
espaço e a cidade, nos processos da formação artística.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, José Simões. (2006), Companhia dos Satyros – um farol

na Praça Roosevelt. In: Revista Afuera: Estúdios de Crítica Cultural, Ano I, no1. < http://www.revistaafuera.com>.

___________________________. (2010), O lugar teatral e a cidade: entre o

visível e o não visível. In: Nas margens: ensaios sobre o teatro, cinema e meios digitais. Lisboa: Gradiva.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra. Rio de

Janeiro. 1979.

SANTOS, Milton. (2004). A Natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e

emoção. São Paulo: EDUSP.

SANTOS, Milton. (org) (1994). Território: Globalização e Fragmentação. São

Paulo: Hucitec.

UBERSFELD, Anne. (1996). Lire le Tréâtre II – L’école du spectateur. Paris:

Berlin.