O “Como” e suas formas de manifestação na prática do jogo teatral

  • Patrícia Neves Almeida

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise do elemento “Como” na prática do
jogo teatral de Viola Spolin, a partir da investigação desse aspecto em três
níveis: o “Como visto”, o “Como falado” e o “Como sugerido em cena”. A
pesquisa envolve a participação de alunos do segundo ciclo do ensino
fundamental, da escola municipal “Profª. Vilma Ap. Penatti Galvão”, de Boituva
(SP), no desenvolvimento do jogo teatral na disciplina Arte, e tem como
modalidade a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. O estudo revela a
predisposição que os alunos têm ao “como” e as formas em que essa
tendência se manifesta.

Referências

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo:

Perspectiva, 2001.

____________. Improvisação para o teatro. 4 ed. São Paulo: Perspectiva,

____________. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.