Processo de criação de um corpo cênico para o ator contemporâneo

  • Enamar Ramos

Resumo

Este artigo é o resultado parcial de uma pesquisa sobre o trabalho corporal do
ator contemporâneo solicitado a uma grande movimentação cênica durante sua
atuação. As linguagens da dança e do teatro cada vez mais se aproximam
provocando uma transformação no que cada uma delas conhece. Nessa
aproximação, a assimilação de técnicas de outras áreas é inevitável, além da
necessidade de novas construções e de um corpo preparado para qualquer
exigência. Descreve a prática utilizada durante as aulas de Dança e
Alongamento do Curso de Bacharelado em Teatro — habilitação Interpretação
— da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.

Referências

ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

BROWN, Oren L. Discover your voice: how to develop healthy voice habits. San Diego: Singular Publishing Group, 1996.

CHUN-TAO-CHENG, Stephen. O tao da voz. Trad. Anna Cristina Nystrom. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

DINVILLE, Claire. A Técnica da Voz Cantada. Tradução da 2ª ed. de La voix chantée – sa technique, por Marjorie B. Couvoisier Hasson. Rio de Janeiro: Enelivros, 1993.

FELDENKRAIS, Moshe. Vida e movimento. São Paulo: Summus, 1977.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1988.

GROTOWSKI, Jersy. Em busca de um teatro pobre. 3ª ed. Trad. de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. De Pedro Sussekind. Cosac e Naif, 2007.

LOUZADA, Paulo. As bases da Educação Vocal. Rio de Janeiro: Editora O Livro Médico, 1982.

MILLER, R. English, French, German and Italian Techniques of Singing.

New Jersey: The Scarecrow Press, 1977.

MILLER, R. The Structure of Voice. Oxford: Oxford University Press, 1996.

PILATES, Joseph H & MILLER, William J. Return to life throught contrology and your health. The copyrighted and authorized publication of Pilates’ Complete Works, 1998-2007.

PINHO, Silvia. Manual de higiene vocal para profissionais da voz. 4ª ed.

Barueri: Pró-fono, 2007.

PROCTOR, D. Breathing, Speech, and Song. Viena: Springer-Verlag, 1980.

RAMOS, Enamar. Angel Vianna a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.

RUBIM, Mirna. Pedagogia vocal no Brasil: uma abordagem emancipatória

para o ensino-aprendizagem do canto. Dissertação (Mestrado em Música). PPGM/UNIRIO, Rio de Janeiro, 2000.

SALDANHA, Suzana (organização). Angel Vianna – sistema, método ou

técnica. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SHAW, Ted. Very little movement: a book about François Delsarte. Londres: Jacob’s Pillow, 1963.

SOBREIRA, Sílvia Garcia. Desafinação vocal em adultos: um estudo sobre suas causas e procedimentos para resolvê-la. Dissertação (Mestrado em Música). PPGM/UNIRIO, Rio de Janeiro, 2002.

SULLIVAN, Jan. The Phenomena of Belt/Pop Voice. EUA: Logos Ltda., 1996.

UNGIER, Renata. Interações biomecânicas entre a organização postural

global e a respiração: um olhar ampliado sobre a fisioterapia dirigida a

crianças com doenças respiratórias. Dissertação (Mestrado em saúde da

criança e da mulher) IFF/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2005.

VENNARD, W. Singing, the Mechanism and the Technique. Nova Iorque:

Carl Fischer, 1968.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas